Contribuição para a modernização dos processos da Administração Pública, através do recurso às tecnologias de informação e comunicação, de forma a potenciar serviços públicos de alta qualidade mais eficientes, orientados e integrados, tornando-os mais simples, fáceis e transparentes para Cidadãos e Agentes Económicos.
No dia 27 de abril de 1999 foi dado um passo muito importante em Portugal na área da modernização dos serviços públicos e simplificação administrativa, com a abertura da primeira Loja do Cidadão nas Laranjeiras, em Lisboa. Dezasseis anos após a inauguração, a Loja do Cidadão é hoje uma referência internacional e conta com 34 unidades espalhadas por todo o país.
Os cidadãos e as empresas portuguesas dispõem de um novo portal na internet para aceder aos serviços prestados pela Administração Pública. O novo Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, foi apresentado pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, quinta-feira, dia 12 de março, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.