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28.04.2015

O novo Portal do Cidadão já está online

O novo Portal do Cidadão já está online

Portal do Cidadão

Os cidadãos e as empresas portuguesas dispõem de um novo portal na internet para aceder aos serviços prestados pela Administração Pública. O novo Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, foi apresentado pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, quinta-feira, dia 12 de março, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Os cidadãos e as empresas portuguesas dispõem de um novo portal na internet para aceder aos serviços prestados pela Administração Pública. O novo Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, foi apresentado pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, quinta-feira, dia 12 de março, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O novo portal integra os antigos portais do Cidadão e da Empresa, numa plataforma única otimizada para diferentes dispositivos fixos e móveis. Esta evolução acontece 10 anos após o lançamento do Portal do Cidadão, e pretende facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com o Estado. O portal assume-se assim como o ponto de referência da Administração Pública na internet, permitindo o acesso a vários serviços eletrónicos e informações de interesse para o cidadão e as empresas.

A sessão de apresentação contou com as presenças do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, do Presidente da AMA, Paulo Neves, e do Ministro da Administração e Digitalização da Polónia, Andrzej Halicki, no âmbito de uma visita oficial a Portugal.

Vídeo de apresentação do novo Portal do Cidadão

 

Simples e acessível em qualquer lugar

São várias as novidades e inovações disponíveis no novo portal. O motor de busca ocupa lugar de destaque logo na homepage. A navegação centrar-se nesta ferramenta de pesquisa, que simplifica o acesso aos serviços e conteúdos da Administração Pública. Uma simples busca permite saber quais os serviços que podem ser realizados online, a partir de uma base de dados com mais de 1500 opções à escolha.

À simplicidade de navegação junta-se uma maior rapidez e acessibilidade. As funcionalidades de pesquisa assistida permitem encontrar facilmente a informação procurada e aceder diretamente à realização de serviços online. Em alternativa, os cidadãos e empresários também dispõem de guias explicativos, com informação útil, estruturada por passos ou etapas.

O novo layout proporciona uma navegação mais intuitiva, focada nos serviços mais procurados, para facilitar o acesso aos conteúdos, seja através da pesquisa, guias ou listagens de serviços. Também se privilegiou a utilização de um esquema de cores simples, com uma iconografia apelativa.

O novo design do Portal do Cidadão também está otimizado para dispositivos móveis, tornando-o agora mais acessível através desmartphones e tablets.

Mais empreendedor e participativo

Com o novo portal, os empreendedores também têm a sua vida facilitada. A fusão dos portais do Cidadão e da Empresa deixa de fazer a distinção, muitas vezes pouco clara, entre um cidadão e um empresário. Os milhares de utilizadores que visitavam o Portal da Empresa todos os dias, passam agora a encontrar os serviços a que acediam em www.portaldaempresa.pt na área do Balcão do Empreendedor que passou a integrar o novo Portal do Cidadão.

Os empresários podem aceder aos serviços da Administração Pública relacionados com a atividade empresarial, tais como criar uma empresa, registar uma marca, obter certidões ou aceder às plataformas de Licenciamento Zero, Sistema da Indústria Responsável, entre outros relacionados com licenciamento de atividades económicas.

A importância cada vez maior das redes sociais é refletida no novo Portal do Cidadão. A partilha de conteúdos nas principais redes socias passa a ser uma funcionalidade integrada no site, mas a interação com os utilizadores não fica por aqui. Com o intuito de contribuir para uma Administração Pública mais eficiente, os cidadãos e empresários têm a opção de classificar e comentar os serviços disponíveis.

Mais informações sobre o funcionamento e os serviços disponíveis no Portal do Cidadão podem ser obtidas através do Centro de Contacto do Cidadão, ligando para o número 707 24 11 07 ou enviando um email para info.portaldocidadao@ama.pt.


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