As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Notícias tic.gov.pt

04.11.2015

Visão TIC 2020 - Workshop onde Administração Pública e empresas analisaram futuro das infraestruturas TIC

Refletir sobre a situação atual e definir uma visão de futuro das infraestruturas TIC na Administração Pública foi o objetivo de um Workshop que reuniu cerca de 150 participantes de organismos do Estado e empresas do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação. Este encontro conjunto da APDC, do Grupo de Projeto para as TIC na Administração Pública e da Agência para a Modernização Administrativa, insere-se no âmbito da iniciativa Visão TIC 2020 na AP.

Com o tema “Infraestruturas TIC na Administração Pública”, a Workshop realizou-se a 27 de outubro, reunindo responsáveis da Administração Pública (AP), empresas do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o meio académico. O objetivo foi identificar os desafios, a visão e as recomendações para as TIC na AP na área das infraestruturas em três áreas distintas: Comunicações, Centros de Processamento de Dados e Computação em Nuvem e Aplicações e Software.

Este Workshop foi realizado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), pelo Grupo de Projeto para as TIC na Administração Pública (GPTIC) e pela ADPC, inserindo-se na Iniciativa Visão TIC 2020 na Administração Pública. Contou com o contributo de cerca de 150 participantes, que analisaram em três grupos distintos de trabalho os principais vetores, desafios, visão e propostas de ação que permitirão ao Estado no futuro tirar melhor partido da capacidade interna e da oferta existente no mercado.

Da parte das TIC, participaram neste encontro responsáveis da Cisco, PT, Nokia, Altran, Oni, NOS, Vodafone, Novabase, Microsoft, Alcatel, SAS, Gfi, Altran e Linkare TI, entre muitos outros. Já do Estado, estiveram presentes representantes Ministeriais no PGETIC dos diferentes Ministérios e representantes dos principais organismos com competências TIC, quer da Administração Direta quer Indireta do Estado.

 A Visão TIC 2020 na Administração Pública tem como objetivos identificar os desafios com que as TIC se deparam no Estado e efetuar uma proposta para consolidar de forma sustentável o seu papel como elemento fundamental para melhores e mais eficientes serviços públicos. No seu âmbito, já decorreu também um primeiro workshop em julho, onde foi discutida a gestão e a governação das TIC na AP, contando com a participação dos principais organismos TIC e de negócio na AP.

 Está já em preparação o 3ª workshop deste ciclo, que terá como temas “O Governo Eletrónico e a Prestação de Melhores Serviços Públicos”, que voltará a contar com a participação de representantes da AP e do tecido empresarial, assim como sociedade civil e mundo académico.

 No final deste ciclo, pretende-se apresentar uma proposta que permita um contributo fundamental para alicerçar as TIC como elemento fundamental da modernização do Estado.

 

Pode descarregar as apresentações e conclusões do evento aqui e ver as fotografias do evento aqui.


volta à página inicial