As 25 Medias do PGETIC encontram-se repartidas por 5 eixos:
Eixo I. Melhoria dos mecanismos de governabilidade
A melhoria dos mecanismos de governabilidade pretende atingir um modelo de gestão integrado, que privilegie uma visão transversal em detrimento da atual perspetiva desarticulada, reforçando a maturidade e consolidando uma estratégia nacional para a segurança da informação.
- Definição e implementação da governance das TIC na Administração Pública Medida 1
- Racionalização, organização e gestão da função informática Medida 2
- Arquitetura, normas e guidelines de tecnologias e sistemas de informação Medida 3
- Definição e implementação de uma estratégia nacional de segurança da informação Medida 4
- Definição e implementação de planos de ação sectoriais de racionalização das TIC Medida 5
Eixo II. Redução de custos
O eixo de redução de custos prevê a adoção de uma metodologia de avaliação prévia de cada iniciativa, estimando os custos e benefícios de cada investimento nas TIC, racionalização dos meios e a adoção de soluções transversais para os datacenters e comunicações e de gestão de recursos humanos e financeiros.
- Avaliação de Projectos e Despesas TIC Medida 6
- Racionalização de comunicações e Plataforma de comunicações unificadas Medida 7/9
- Racionalização dos centros de dados e Cloud Computing na Administração Pública Medida 8/18
- Medidas de racionalização transversais potenciadas pelas TIC Medida 10
Eixo III. Utilização das TIC para potenciar a mudança e a modernização administrativa
No âmbito do eixo de implementação de soluções TIC comuns encontra-se a racionalização dos canais de atendimento dos serviços públicos prestados eletronicamente e a interoperabilidade organizacional, processual e técnica na Administração Pública, ao mesmo tempo que se cria e testa o enquadramento para a utilização do Cartão de Cidadão como veículo que assegura a desmaterialização da assinatura na qualidade de, perseguindo-se o alinhamento das soluções adotadas com a European Interoperability Framework e a eficácia na gestão de cada organismo público.
- Interoperabilidade na Administração Pública Medida 11
- Autenticação e assinatura eletrónicas na Administração Medida 12
- Racionalização da prestação de serviços públicos por meios eletrónicos Medida 13
- Racionalização das TIC e modernização administrativa dentro dos organismos públicos Medida 14
- Central eletrónica de arquivo do Estado Medida 15
Eixo IV. Implementação de soluções TIC comuns
Procura-se catalogar os recursos e meios TIC disponíveis na AP, desde os recursos humanos da Administração Pública, ao software utilizado e gerado pelo próprio Estado, prevendo a sua utilização comum por diversos organismos públicos ou, em certos casos, pela própria Sociedade Civil, bem como a avaliação da aplicabilidade de Cloud Computing na Administração Pública, através de uma valoração dos custos e benefícios expectáveis pela sua aplicação.
- Catalogação de Recursos Humanos Medida 16
- Catalogação, partilha e uniformização de software do Estado Medida 17
- Sistemas de informação de suporte ao ciclo e compras (anterior Plataforma B2B) Medida 19
- Diretório de boas práticas TIC Medida 20
Eixo V. Estímulo ao crescimento económico
Procura-se catalogar os recursos e meios TIC disponíveis na AP, desde os recursos humanos da Administração Pública, ao software utilizado e gerado pelo próprio Estado, prevendo a sua utilização comum por diversos organismos públicos ou, em certos casos, pela própria Sociedade Civil, bem como a avaliação da aplicabilidade de Cloud Computing na Administração Pública, através de uma valoração dos custos e benefícios expectáveis pela sua aplicação.
- Adoção de software aberto nos sistemas de informação do Estado Medida 21
- Aquisição de bens e serviços de TIC Medida 22
- Administração Aberta e novos canais de atendimento Medida 23
- Internacionalização de metodologias, soluções TIC e conhecimento público Medida 24
- Divulgação e prototipagem de projetos inovadores em clusters de competitividade Medida 25