Até 2011 os organismos públicos geriam e criavam autonomamente novos sistemas de informação de forma desarticulada. Como resultado os sistemas de informação eram desenvolvidos de raiz em cada organismo e não comunicavam entre si, resultando num aumento de despesa contínuo com as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Esta liberdade resultou em :
- Baixa integração entre os diferentes sistemas de informação Recursos, investimentos, meios e sistemas duplicados;
- Diluição do efeito de escala na aquisição, implementação e gestão dos sistemas;
- Estagnação dos recursos humanos informáticos em Departamentos de reduzida dimensão e com processos mal definidos;
- Aumento global da despesa das TIC na AP: entre 2006 e 2011 a despesa TIC cresceu 75%
Como forma de reverter esta situação, em 2012 é criado o Plano Global Estratégico de Racionalização e Redução de Custos com as TIC na Administração Pública – o PGETIC com o objetivo de, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, melhorar a eficiência dos processos internos à Administração Pública e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao Cidadão e Empresas.
O PGETIC propõem 25 Medidas, estruturadas em 5 Eixos Estratégicos, com o objetivo de:
Eixo I - Melhorar os Mecanismos de Governance
Eixo II - Reduzir os Custos
Eixo III - Potenciar a Mudança e a Modernização Administrativa
Eixo IV - Adotar Soluções Comuns
Eixo V - Estimular o Crescimento Económico.