As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Notícias tic.gov.pt

06.05.2015

Chave Móvel Digital recebe distinção da Exame Informática

A solução Chave Móvel Digital (CMD), desenvolvida pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP, acaba de ser distinguida com uma menção honrosa pela publicação Exame Informática. A CMD é uma iniciativa que de acordo com esta publicação facilita a autenticação de todos os cidadãos nos serviços do Estado.

Os Prémios Exame Informática visam distinguir projetos inovadores em Portugal nas áreas da Tecnologia e da Ciência. A cerimónia de atribuição dos prémios e menções honrosas decorreu a 27 de abril, no Edifício São Francisco de Sales, em Oeiras.

A solução CMD, implementada pela AMA, mereceu uma distinção honrosa na categoria Internet. O concurso inclui 11 categorias que vão desde a Inovação à Melhor Marca Nacional. Os prémios são atribuídos pela redação da Exame Informática, exceto o prémio Personalidade que é definido por um júri independente.

A CMD é um meio simples e seguro de autenticação dos cidadãos e empresas nos portais e sítios da Administração Pública na Internet, através da utilização de um computador, smartphone ou tablet e de um código enviado por SMS ou email.

Com a CMD o cidadão pode aceder aos serviços públicos online e autenticar documentos eletrónicos introduzindo o seu número de identificação civil ou de passaporte, a palavra-chave e o código numérico enviado por SMS (Short Message Service) ou correio eletrónico.

A AMA é responsável pela gestão e segurança da infra-estrutura tecnológica da CMD. A Portaria n.º 189/2014 complementa a Lei n.º 37/2014, que estabeleceu a CMD como sistema alternativo e voluntário de autenticação dos cidadãos nos portais e sítios na Internet da Administração Pública.


volta à página inicial