Plano global estratégico de racionalização e redução de custos nas TIC, na administração pública
Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

 Início
Ministério da Administração Interna

P3S - Projeto para uma sociedade mais simples e Segura - 1ª fase (PSP)

A Polícia de Segurança Pública (PSP) usa, há várias décadas, tecnologias de informação e comunicação (TIC). Esta utilização sempre teve, e tem, duas grandes vertentes: a vertente operacional e a vertente de apoio à atividade operacional, onde se inclui toda a atividade de gestão e funcionamento quotidiano da PSP. A estratégia para as TIC da PSP encontra-se alinhada com o plano global estratégico, nomeadamente na procura da melhoria dos mecanismos de governabilidade, da redução de custos, da utilização das TIC como fator potenciador da mudança e da modernização administrativa, bem como da implementação de soluções TIC comuns. Neste âmbito surge o projeto P3S – Projeto para uma Sociedade mais Simples e Segura, o qual permitirá, através da implementação de um conjunto de iniciativas críticas, conduzir a PSP a um novo patamar de inovação, modernização e serviço ao Cidadão Orientada a estes objetivos, a PSP integra neste projeto, em primeira instância, uma vertente muito forte de melhoria da interação com a Sociedade, consubstanciada, por um lado, em medidas de transformação externa e do seu relacionamento direto com o Cidadão, mas também em melhorias ao nível dos seus processos internos, de forma a melhorar e modernizar, de uma forma global, a sua atuação e o serviço prestado ao Cidadão. De forma complementar, a PSP inclui neste projeto uma vertente de modernização das suas estruturas de formação, as quais almejam promover, por um lado, um processo de inovação na gestão das instituições de ensino da PSP e, por outro, trazer maior qualidade e modernidade à interação da PSP com os seus alunos e população em geral, neste âmbito. As diferentes iniciativas contempladas encontram-se descritas de seguida. Interação com a Sociedade – Transformação Externa: i. Atendimento em Mobilidade ii. A melhoria da experiência de interação no Atendimento Presencial (SIGA) Interação com a Sociedade – Transformação Interna: i. Gestão Documental com utilização do Cartão de Cidadão ii. Sistema de Informação de Gestão (SIGPSP) A melhoria do funcionamento das estruturas nucleares de formação da PSP - Sistema de Gestão das Estruturas de Formação i. Gestão Académica
Taxa de execução setorial
Mais detalhes
Ações e objectivos
  • Fase contratual Gestão Académica | Concluída | 100% | Outubro 2014
  • Parametrização/testes/formação/entrada em produção Gestão Académica | A decorrer | 20% | Setembro 2015
  • Fase Contratual Gestão Documental | A decorrer | 20% | Abril 2015
  • Parametrização/testes/formação/entrada em produção Gestão Documental | Dezembro 2015
  • Fase contratual Mobilidade | A decorrer | 90% | Março 2015
  • Parametrização/testes/formação/entrada em produção Mobilidade | Setembro 2015
  • Fase contratual SIGA | A decorrer | 90% | Março 2015
  • Parametrização/testes/formação/entrada em produção SIGA | Abril 2015
  • Fase contratual SIGPSP | Março 2016
  • Parametrização/testes/formação/entrada em produção SIGPSP | Dezembro 2016
  • Aquisição da infra-estrutura | A decorrer | 20% | Setembro 2015