P3S - Projeto para uma sociedade mais simples e Segura - 1ª fase (PSP)
A Polícia de Segurança Pública (PSP) usa, há várias décadas, tecnologias de informação e comunicação (TIC). Esta utilização sempre teve, e tem, duas grandes vertentes: a vertente operacional e a vertente de apoio à atividade operacional, onde se inclui toda a atividade de gestão e funcionamento quotidiano da PSP.
A estratégia para as TIC da PSP encontra-se alinhada com o plano global estratégico, nomeadamente na procura da melhoria dos mecanismos de governabilidade, da redução de custos, da utilização das TIC como fator potenciador da mudança e da modernização administrativa, bem como da implementação de soluções TIC comuns.
Neste âmbito surge o projeto P3S – Projeto para uma Sociedade mais Simples e Segura, o qual permitirá, através da implementação de um conjunto de iniciativas críticas, conduzir a PSP a um novo patamar de inovação, modernização e serviço ao Cidadão
Orientada a estes objetivos, a PSP integra neste projeto, em primeira instância, uma vertente muito forte de melhoria da interação com a Sociedade, consubstanciada, por um lado, em medidas de transformação externa e do seu relacionamento direto com o Cidadão, mas também em melhorias ao nível dos seus processos internos, de forma a melhorar e modernizar, de uma forma global, a sua atuação e o serviço prestado ao Cidadão.
De forma complementar, a PSP inclui neste projeto uma vertente de modernização das suas estruturas de formação, as quais almejam promover, por um lado, um processo de inovação na gestão das instituições de ensino da PSP e, por outro, trazer maior qualidade e modernidade à interação da PSP com os seus alunos e população em geral, neste âmbito.
As diferentes iniciativas contempladas encontram-se descritas de seguida.
Interação com a Sociedade – Transformação Externa:
i. Atendimento em Mobilidade
ii. A melhoria da experiência de interação no Atendimento Presencial (SIGA)
Interação com a Sociedade – Transformação Interna:
i. Gestão Documental com utilização do Cartão de Cidadão
ii. Sistema de Informação de Gestão (SIGPSP)
A melhoria do funcionamento das estruturas nucleares de formação da PSP - Sistema de Gestão das Estruturas de Formação
i. Gestão Académica