Plano global estratégico de racionalização e redução de custos nas TIC, na administração pública
Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

 Início

Ministério da Administração Interna

O Ministério da Administração Interna define e executa as políticas que asseguram, no território nacional, a autoridade do Estado, a segurança dos cidadãos e dos seus bens, a paz e ordem públicas, a livre participação política dos cidadãos, e o socorro às populações em caso de acidente grave ou catástrofe.
Taxa de execução setorial
Poupança efectuada
52.974.000,00€

(Poupança quantitativa)


Data da última atualização: Abril de 2015
seguinte
Mais detalhes

No âmbito das tecnologias de informação e de comunicação que servem de suporte à atividade do Ministério da Administração Interna, foram formuladas medidas inovadoras que aumentam a eficácia e a eficiência permitindo potenciar as competências atribuídas ao MAI racionalizando meios.
No MAI, as tecnologias de informação e de comunicações representam um vetor critico na função de garantir a operacionalidade em todos os serviços, de prestar um serviço ao cidadão de excelência, e de ainda intensificar a cooperação e integração com sistemas europeus, através de uma mesma infraestrutura: a rede nacional de segurança interna (RNSI).
Assim, apresentarm-se medidas com objetivo de melhorar os mecanismos de governance existentes na Administração Pública, como a implementação e operacionalização do Centro Operacional de Segurança Informática; com a intenção de redução de custos, através de vários tipos de racionalização como migração da RNSI para fibra ótica, migração de serviços aplicacionais, consolidação do Centro de Dados do MAI no Porto, e também a eliminação dos circuitos analógicos de suporte ao Fax. De modo a estimular a utilização das TIC para potenciar a mudança e a modernização administrativa e também a implementação de soluções TIC comuns, o MAI propõs-se implementar vários sistemas de informação como a PIIC e o SITAI, assim como integrar e cablar 206 postos da GNR. Finalmente e para contribuir para o estímulo ao crescimento económico e diminuição dos custos operacionais, pretendeu implementar soluções Open Source em todas as entidades MAI.
Todas as medidas apresentadas concedem ao MAI, um lugar pioneiro na área das tecnologias de informação e comunicações, assumindo uma posição estratégica no alinhamento com os demais estados membros da EU, bem como com os sistemas europeus.

Consultar Plano de Ação Setorial

Taxa de execução


Data da última atualização: Abril de 2015
Representantes do Ministério

 

 

 

seguinte