As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Notícias tic.gov.pt

17.12.2015

Governo e Serviços Eletrónicos foram o tema da 3ª Workshop Visão TIC 2020 na AP

No contexto da iniciativa Visão TIC 2020 na Administração Pública, realizou-se, no passado dia 15 de Dezembro, o workshop subordinado ao tema “Governo e Serviços Eletrónicos”, reunindo cerca de 100 participantes, representando tanto organismos do Estado, incluindo Administração Local, bem como Sociedade Civil, representada por associações, empresas e pelo meio académico.

O Workshop realizado pelo Grupo de Projeto para as TIC na Administração Pública (GPTIC) e pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) subordinado ao tema “Governo e Serviços Eletrónicos”, tinha com foco primordial três temas: Simplificação Administrativa, Governo Eletrónico e Acessibilidade, Canais e Atendimento.

 

Os objetivos do Workshop, que foram plenamente atingidos, eram identificar:

  1. a visão de futuro que existe para a prestação de serviços aos Cidadãos e Empresas e dentro da Administração Pública;
  2. os constrangimentos com que os mesmos se deparam forma a usufruir/assegurar a prestação de serviços públicos com qualidade;
  3. as ações necessárias para de forma sustentável prestar melhores e mais eficientes serviços públicos.

 

O Workshop procurou debater os temas acima identificados em grupos de trabalho divididos por dois pontos de vista diferentes, o da administração pública e o da sociedade civil. Cada um dos grupos de trabalho foi liderado por personalidades da administração pública e da sociedade civil, que depois apresentaram as conclusões em debate moderado por Nuno Guerra Santos:

Da Administração Pública:

                                    - Gonçalo Caseiro (INCM): Governo Eletrónico

                                    - Inês Diogo (APA): Simplificação Administrativa

                                    - Maria Júlia Ladeira (AT): Atendimento

Da Sociedade Civil:

                                    - António Pires Santos (IBM): Simplificação Administrativa

                                    - João Pedro Tavares (Accenture): Atendimento

                                    - Sofia Tenreiro (CISCO): Governo Eletrónico

 

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, encerrou a 3ª Workshop da Visão TIC 2020 na AP, identificando os temas em debate entre as prioridades para este Governo. 

No âmbito da Iniciativa Visão TIC 2020 na Administração Pública realizou-se um primeiro workshop em Julho, onde foi discutida a gestão e a governação das TIC na AP, contando com a participação dos principais organismos TIC e de negócio na AP, e um segundo workshop em Outubro, no qual foi discutido o futuro das infraestruturas TIC na AP, tendo sido alargado a representantes do tecido empresarial TIC.

 

Os resultados deste conjunto de workshops serão vertidos num documento, construído com base nos diversos contributos efetuados nestas workshops pelos representantes da AP, pelo tecido empresarial, pelas Associações, pelo mundo académico e pelos Cidadãos, que conformará uma proposta de ações com o objetivo de definir a Visão para as TIC na AP em 2020, tendo em conta a governação e recursos humanos TIC, a racionalização das infraestruturas de de datacenters e cloud, comunicações e do software com vistas a uma prestação mais eficiente de melhores serviços eletrónicos.

 

No final deste ciclo, pretende-se criar as condições para que as TIC assumam o seu papel fundamental na modernização do Estado.

 

Pode descarregar as apresentações e conclusões do evento aqui e ver as fotografias do evento nos seguintes links:

- Apresentação efetuada por André Vasconcelos do GPTIC e conclusões dos grupos de trabalho;

- Apresentação efetuada por Henrique Martins da SPMS sobre os serviços eletrónicos no Serviço Nacional de Saúde;

- Vídeos da apresentação da SPMS:

                  - eBoletim;

                  - Tecnologia Wearable no Portal do Utente;

                  - Receita sem papel.

 

Fotos do Evento


volta à página inicial